Posts

ARQUIVOS


TAGS


6 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Parece um bicho de sete cabeças mas dieta balanceada não tem muito segredo: uma dieta que supre todas as nossas necessidades nutricionais. Mas a julgar pelo altíssimo número de recomendações e dietas que circulam pela internet – que acabam causando conflitos informativos -,  é necessária uma explicação mais profunda sobre o que é realmente uma dieta balanceada e que necessidades nutricionais são essas. Uma coisa é certa: se algum desses elementos está em falta ou em menor ou maior quantidade, a consequência será disfunção ou doença. Daí podemos ver a importância de uma dieta balanceada.

As bases biológicas de uma dieta balanceada são certeiras: você necessita de proteínas para construção de tecidos, funcionamento e crescimento; de carboidratos para o combustível necessário para o corpo e o cérebro; de gorduras para crescimento, armazenamento de energia e produção de hormônios e outras substâncias; de vitaminas, minerais, enzimas e bactérias digestivas, fibras e claro, água.

Para uma alimentação saudável e equilibrada, é necessário escolher alimentos variados e procurar fazer refeições que combinem diferentes porções de cereais, raízes, hortaliças, frutas, carnes, leite e ovos. Lembramos que é necessário consultar um especialista para criar a dieta ideal para o seu corpo, mas trazemos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a se alimentar melhor:

1- Capriche nos alimentos integrais
Alimentos e grãos integrais devem ter preferência, ao contrário dos refinados, geralmente brancos. Além disso os baixos índices glicêmicos causam menos picos de insulina.

2 – Frutas e vegetais de cores variadas
As cores de frutas e vegetais vêem de fitonutrientes saudáveis e por isso devem ser parte significativa de sua dieta: quanto mais colorido, melhor!

3 – Atente para a qualidade das proteínas
As proteínas não são necessariamente oriundas das carnes, mas estão disponíveis também nos grãos integrais, legumes como feijões e lentilhas, e outros vegetais.

4 – Coma as gorduras certas e reduza as ruins
Minimize o consumo de gorduras saturadas de fonte animal dando preferência a cortes magros e laticínios desnatados. Altos níveis de gordura saturada estão ligados a aumento do colesterol ruim (LDL) e doenças cardiovasculares, além de cânceres. Coloque ênfase em óleos e gorduras saudáveis que possuem ação antiinflamatória e ajudam na cura e prevenção de uma série de condições.

5 – Bebidas
Parece fácil controlar as calorias do que a gente come, mas é facil perder esse controle ao não se preocupar com as bebidas. Isso vai sabotar todo o processo! Então o que devemos beber? A resposta é pura e simplesmente água! Se pura e sem aditivos, a água ajuda a desintoxicar.

6 – Evite os alimentos ruins!
Evite alimentos processados, aqueles ricos em açúcar, gorduras, grãos refinados, corantes e conservantes. Alimentos defumados, açúcar e a famosa junk food.