Posts

ARQUIVOS


TAGS


COMO FAZER UMA HORTA BEM AÍ NA SUA CASA

Quando a gente ouve a palavra ‘horta”, logo nos vêm à cabeça uma extensão grande de terra, no interior com processo de irrigação, agrotóxicos etc.; mas não é bem assim! Dá, e muito, para fazer uma hortinha na sua casa, seja ela um apartamento grande ou pequeno e, acreditem, você terá muito prazer em cuidar dela diariamente, principalmente quando começar a colher hortaliças e temperos frescos, orgânicos, livres de agrotóxicos!

Bora colocar a mão na terra? Temos dicas!

Escolhendo o local. Primeiro passo, sol ou sombra? Sabemos que qualquer planta precisa de sol, então escolha um lugar onde haja luz por, pelo menos, cerca de 3 horas diárias.

Onde plantar. Use a imaginação, você pode comprar vasos de plástico, cerâmica, cachepôs, ou pode aproveitar as latinhas de molhos, doces que você dispensa no lixo, higienizar bem, fazer furinhos e pronto! Você pode pintar, colar adesivo para decorar. Ainda pode ir à feira e recolher caixotes de madeira que, impermeabilizados, se tornam charmosos canteiros para as suas plantinhas. Caso seu vaso ou canteiro tenha até 30 cm dá para misturar 3 tipos de mudas.

Mudas ou sementes? Quando plantamos ficamos ansiosos pelos resultados, não é? Então prefira mudas, elas de desenvolvem mais rápido. As sementes, caso opte por elas, precisam ser semeadas, depois de brotarem, precisam ser replantadas em outro vaso para que cresçam fortes e saudáveis.

Mudas! Mas qual escolher? Caso o espaço seja pequeno, escolha plantas que não requerem muitos cuidados, como: alface, couve, almeirão, rúcula, cebolinha, salsa, coentro, manjericão, hortelã. No caso deste último, sempre o plante em vaso separado, pois suas raízes precisam de muito espaço.

Plantinhas felizes gostam de terra boa. De nada adianta todas os passos acima serem seguidos se a terra está meio caidinha e sem vida, não é? Em casas especializadas em insumos para jardim, existem substratos ou compostos orgânicos já prontos, são vendidos em sacos de tamanhos variados, se trata de uma mistura de terra e adubo natural.

Tudo ponto? Agora vamos montar o primeiro vasinho . Caso o vasinho já tenha furinhos, ótimo, caso não, mãos à obra para fazer esses furos e permitir que as raízes de suas mudas não fiquem encharcadas de água. Cubra o fundo do vaso com argila expandida ou um pedaço de manta (que você também encontra em casas de jardinagem), feito isso coloque sobre cerca de ⅔ de terra, acomode as raízes e complete com mais terra. Evite compactar a terra, afinal ela precisa respirar ;). Ah, terminada a montagem, molhe a mudinha, ela agradecerá!

Acabou? Não, agora é preciso cuidados diários. Dedique, pelo menos 2 dias por semana para dar uma atenção à sua hortinha, este prazo é bom para perceber pragas, se a terra está úmida ou seca demais e consertar, sem precisar ver suas plantinhas morrerem.

Dê sempre preferência em molhar o solo e não as folhas, assim, você mantém pragas e pulgões bem longe. Opte por molhar sempre pela manhã, pois a planta tem o dia todo para absorver a água com ajuda do sol, já que com a noite a umidade é maior. Durante o verão, as regas podem ser mais frequentes, cerca de 2 vezes ao dia. Ah, nada de jogar cascas de frutas e verduras aos pés das plantas, essa prática pode ser ruim pois atraem moscas e até mesmo fungos para sua horta, prefira compostagem, mas isso a gente ensina em um outro post. 😉