Posts

ARQUIVOS


TAGS


INVERNO E A INEVITÁVEL VONTADE DE COMER! E AGORA?

A chegada da estação mais fria do ano não mexe só nos termômetros, mas também com o apetite, e não podemos negar que comer é um dos maiores prazeres da vida, principalmente durante os dias mais frios! A explicação para o aumento do nosso apetite no inverno é simples: o nosso corpo precisa se manter aquecido para garantir que nosso organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, nosso corpo acaba gastando mais energia e, dessa forma, as nossas necessidades energéticas também são maiores, fazendo com que nossa fome aumente também.

A explicação desse processo está no fato de que as reservas de energia do fígado e dos músculos (glicogênio) são esgotadas mais rapidamente para produção de calor. Assim, o aumento da fome ocorre exatamente para essas reservas serem repostas, já que as nossas reservas de gordura são os últimos mecanismos usados para produção de calor.

Durante o inverno, é comum optarmos por alimentos mais calóricos e mais gordurosos, pois eles demoram mais para serem digeridos, produzindo, assim, maiores quantidades de calor. No entanto, é importante lembrar que cometer exageros na hora de se alimentar pode acarretar danos graves para nossa saúde e promover o ganho de peso. Por isso, é importante ficarmos atentos às nossas escolhas durante os dias mais frios, e para isso separamos algumas dicas:

– Quando optar por uma bebida para se esquentar, prefira o chá; ele é uma opção saborosa e diversificada.

– Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar as bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso.

– Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e ainda ajudam a esquentar o corpo nessa época mais fria.