Posts

ARQUIVOS


TAGS


Mise En Place, Que Bicho É Esse?

mise-en-place-que-bicho-e-esse-534db0491c917

Já reparou que em todos os programas de gastronomia os apresentadores sempre pegam os ingredientes todos separados em potinhos? Pois é, essa organização toda surgiu há séculos na cozinha francesa. Foi daí que surgiu o termo “mise en place”, que numa tradução livre significa por no lugar.

Essa é uma boa dica para quem gosta de se aventurar na cozinha. Afinal, não é nada prático no meio da receita você lembrar que faltou picar isso, descascar aquilo, e por aí vai. Um deslize em uma das etapas pode comprometer seu prato, retardando o cozimento de algum ingrediente, queimando alguma parte do preparo ou até mesmo quando se pula uma parte da receita.

Certamente, muita gente já faz isso sem nem saber que existe um nome francês para essa organização. De toda forma, pra ter um bom resultado na sua receita, o primeiro passo é fazer o mise en place corretamente. Ou seja, leia a receita antecipadamente, meça os ingredientes e já deixe reservado e pré-preparado (picado, fatiado, triturado, descascado etc.) tudo que é necessário para fazer um prato delicioso, que todos vão se lembrar!