Posts

ARQUIVOS


TAGS


MITOS E VERDADES DA COZINHA

A gente cresce ouvindo muitas coisas sobre a cozinha. Desde a hora certa para consumir os alimentos, até alguns pequenos truques, todo mundo tem uma mania aprendida com os pais, avós, amigos, etc.

Muita coisa é verdade. Outras, nem tanto. Para descobrir o que de fato funciona, confira os mitos e verdades que listamos abaixo:

 

#1 Açúcar tira a acidez do molho de tomate.

MITO. O açúcar, na verdade, serve apenas como uma forma de mascarar o gosto ácido do molho. Para neutralizar a acidez é necessário fazer uso de algum elemento básico, como o bicarbonato de sódio, por exemplo.

 

#2 Colocar a cebola de molho na água reduz o ardor nos olhos.

VERDADE. Ao ser cortada, a cebola libera uma substância volátil que provoca as lágrimas. Quando em contato com a água, essa substância se degrada e perde o efeito. Portanto, se você consegue cortar a cebola dentro de um recipiente com água, sentirá menor ardência nos olhos.

 

#3 Depois de cozinhar o macarrão, jogar água fria sobre ele o deixa “al dente”.

MAIS OU MENOS. Essa técnica é muito útil quando a massa não for ser servida imediatamente, pois a água fria interrompe o cozimento. Porém, se a massa for servida imediatamente após ser cozida, esse procedimento é desnecessário. Basta seguir as instruções da embalagem.

 

#4 Não se deve ferver o creme de leite de latinha porque talha.

MITO. O que faz o creme de leite talhar é a combinação com algum elemento ácido, como é o caso do molho de tomate. O calor pode acelerar esse processo, sendo assim, desligar o forno após acrescentar o creme de leite é uma forma de retardar o efeito.