Posts

ARQUIVOS


TAGS


SEIS TRUQUES DE COZINHA QUE FACILITAM SUA VIDA

Tanto os especialistas em cozinha como os iniciantes já cometeram erros ou passaram por situações inesperadas. Aquele arroz com o fundo queimado ou o cheirinho de alho nas mãos antes de uma festa podem trazer certo desespero. Por isso, vamos mostrar alguns truques que vão te ajudar a resolver as maiores crises dos comandantes do fogão.

 

#1 – Como tirar o cheiro de alho ou cebola das mãos

Quem cozinha sabe que esses “aromas” podem perdurar por dias. Três ingredientes podem te ajudar na tarefa: sal, leite e limão. Com o sal, pegue uma porção, sem molhar, e esfregue até remover o cheiro. Se optar pelo leite, faça como se estivesse lavando as mãos. Esfregue até que o cheiro saia e depois lave normalmente. Com o limão, mergulhe as mãos em uma tigela com o sumo por alguns minutos e em seguida lave com sabonete.

 

#2 – Como descascar o alho

Para evitar a situação anterior, uma dica é descascar o alho de acordo com essa dica. Ainda com a casca, leve os dentes de alho ao microondas por cerca de 30 segundos. A pele se soltará com facilidade.

 

#3 – Como cortar a cebola sem chorar

Para evitar as lágrimas, descasque toda a cebola e coloque-a debaixo de água corrente por alguns minutos. Com uma faca, faça um buraco em forma de cone na parte da raiz, pois ali se localiza a parte que irrita os olhos.

 

#4 – Como salvar um arroz queimado

Essa é uma das situações mais desagradáveis. Mas para salvar o almoço, a dica é bem simples. Se o arroz queimar, coloque uma fatia de pão branco na panela, feche-a e deixe por cinco minutos. O pão absorve o sabor de queimado e você pode servir normalmente.

 

#5 – Como retirar o gosto de óleo de frituras

Depois de fazer aquelas batatinhas maravilhosas, faça o seguinte: coloque alguns pedacinhos de raiz de gengibre no prato com as frituras. Adicionar uma colher de sopa de vinagre à gordura antes de fritar também funciona.

 

#6 – Como descongelar a carne rapidamente

Se você se esquecer de tirar a carne do congelador com antecedência, use esse truque. Mergulhe o alimento em uma recipiente com água fria e algumas gotas de vinagre, que acelera o processo de descongelamento. Atenção: mantenha a carne dentro da embalagem, para evitar a perda de nutrientes e de sabor.