Posts

ARQUIVOS


TAGS


Conhecendo a gigante “família” dos tomates

Todo apreciador de um bom macarrão sabe que ele é fundamental. Mas o tomate vai muito além disso, sendo perfeito em saladas, espetinhos e drinks – por que não? Vale a pena conhecer a variedade dessa fruta tão versátil.

Vamos conhecer agora a gigante “família” dos tomates:

Tomate Italiano:
tmt1

 

 

 

Vamos começar pelo queridinho dos apaixonados por massa. O Tomate Italiano é o mais indicado para o preparo de molhos, por ser mais carnudo e ter menos sementes. Se for preparar um molho caseiro ou arriscar nos drinks, já sabe: procure pelo formato alongado e não erre mais.

 

Tomate Débora:

Aqui temos uma opção curinga, que vale para molhos, embora tenha mais sementes que o Italiano, e também saladas, embora seja menos ácido que outros tipos. O Tomate Débora também é uma aposta para quem quer fazer tomate seco. Capriche no tempero!

 

Tomate Carmem:

Chegamos ao tomate mais vendido do país, responsável por 75% da produção nacional da  fruta, talvez por durar mais tempo que a maioria.  Seu diferencial é a acidez, por isso ele é ideal para saladas. Se usar o Tomate Carmem no seu molho, ele ficará alaranjado e sem sabor.

 

Tomate Holandês:

Ele não é o mais vendido, mas é considerado um dos mais refinados.  Menos ácido e bem adocicado, dá um toque imbatível na salada. O Tomate Holandês é vendido no raminho, em pequenos grupos. Quanto mais verde esse raminho estiver, melhor.

 

Tomate Cereja:

Vamos deixar os grandões de lado. Suculento e refrescante, o Tomate Cereja é perfeito para dar textura e cor às saladas. Mas não é só isso: por ser pequeno e delicado, deixa seu leve sabor em espetinhos e canapés com muito charme.

 

Sweet Grape:

Para quem não acredita que tomate é fruta, esse tomate vai acabar te convencendo. Do tamanho e formato de uma uva, é adocicado e pouco ácido, podendo ser consumido in natura. O Tomate Sweet Grape é rico em vitamina C e também combina com saladas e pratos frios.

 

shutterstock_179879255

 

Viu só? Em apenas alguns minutos você ganhou mais experiência e autonomia na cozinha. Continue acompanhando novas dicas e compartilhe com os outros o que aprendeu. Mãos à obra!