Posts

ARQUIVOS


TAGS


O TETRIS DA GELADEIRA

Posicionar corretamente os alimentos dentro da geladeira ajuda a conservar melhor, ganhar tempo e economizar. Não importa o modelo do seu refrigerador, mantê-lo sempre em ordem, respeitando as temperaturas corretas para conservação de cada alimento, ajuda a ganhar tempo na cozinha, evita o desperdício e pode influenciar diretamente na economia doméstica no fim do mês. É tudo questão de saber encaixar os alimentos da maneira certa. Já jogaram Tetris? Pois é!

É preciso atenção com os alimentos, desde a hora da compra até o consumo, sem se esquecer do armazenamento. Para isso, não basta colocar tudo dentro da geladeira e achar que o alimento será bem conservado! As diversas áreas da geladeira têm diferentes temperaturas e, por isso, cada produto deve ser armazenado numa determinada área, de acordo com as suas características. Caso contrário, os alimentos podem ter textura, cor e sabor alterados ou até sofrerem contaminação por micro-organismos, causando doenças. E por falar nisso, sabia que existem 250 doenças causadas por contaminação de alimentos?

Pra não correr risco, outra dica importante é ficar de olho no tempo de vida dos alimentos. Não é porque estão refrigerados que os alimentos duram para sempre, hein?
Peixe – 1 dia
Frango e carne – 2 dias
Salsichas e bacon – 7 dias depois de abertos
Sopas e carnes cozidas – 3 a 4 dias
Ovos – 15 a 30 dias
Sobras – 1 a 2 dias
Leite – 2 dias
Legumes e frutas – 3 a 7 dias
Verduras e temperos – 2 a 3 dias
Molhos – 20 a 30 dias

Abaixo trouxemos uma ilustração que explica o jeito certinho de distribuir e organizar os alimentos de acordo com a temperatura e necessidade de conservação. O que você está esperando pra ir faxinar sua geladeira?

untitled-png-55b8fc22a4baf

 Imagem: Sesi